Dia da Pizza: dicas para harmonizar pizza com vinho (que vão além do óbvio)


Brasileiro gosta tanto de pizza que até instituiu um dia para celebrá-la: 10 de julho. A data nasceu em 1985 e até hoje continua sendo um ótimo pretexto para se deliciar com uma boa pizza. E como este ano a data cai em uma sexta-feira, que tal escolher um vinhozinho para acompanhar? 

A especialista em vinhos Paula Daidone explica que para uma escolha mais acertada temos que levar em consideração dois pontos: o estilo da pizza e o ingrediente em evidência. “Muita gente se preocupa apenas com o sabor da pizza. Mas o estilo interfere diretamente nessa decisão”, explica Paula.

Se a escolha for por uma pizza ao estilo italiano, por exemplo, como a Napoleta, que está na moda, é necessário levar o molho de tomate em consideração. “Na Itália, o molho de tomate é considerado um ingrediente principal e só vai em receitas que fazem sentido. Não é como aqui, que ele é base, como a massa”, explica Paula. Nesse caso, como o molho de tomate puro e fresco está em evidência, não é indicado consumir vinho tinto.

“Os taninos do vinho tinto podem acentuar ainda mais a acidez do molho e criar um sabor desagradável no paladar. De acordo com as regras italianas de harmonização, só podemos colocar vinho tinto quando o molho de tomate é recheado, como um ragu ou bolonhesa. E isso vale inclusive para uma macarronada”, revela a especialista. A escolha certeira é o vinho branco e aí vale principalmente as uvas italianas, como Greco di Tufo, Vermentino, Verdicchio, Glera e Pinot Grigio. “Não precisamos ficar presos aos vinhos italianos. Há ótimos exemplares de vinhos com uvas autóctones italianas sendo elaborados no Brasil”, revela.

As pizzas tradicionais brasileiras são muito diferentes. Levam cobertura generosa, mistura de ingredientes e o molho é quase impercetível. Nesse caso, o ingrediente mais aparente é o que pautará a escolha do vinho. “Normalmente, a pizza leva até o nome desse ingrediente, como Calabresa, Rúcula, Palmito, Atum. E aí a gente deve aplicar as regrinhas que usamos para o tal ingrediente em outras receitas”.

Para pizzas com embutidos, como calabresa ou peperoni, é opção é um vinho com sabor mais intenso e tânico, para limpar a gordura oriunda da proteína animal. Vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tempranillo e Touriga Nacional vão muito bem. Pizzas que tem queijo como ingrediente principal, como Margherita, muçarela e 4 queijos precisam de um vinho com mais acidez, para limpar a gordura, e aromático, para neutralizar o aroma do queijo. Boas opções: Torrontés, Alvarinho, Chardonnay e espumantes brut ou nature.

Pizzas que levam proteínas brancas, como frango e peixe, podem ir com vinho branco mais estruturado ou então um rosé, frango com Catupiry com Chardonnay e atum com um rosé de cor mais escura. Pizzas com verduras vão bem com brancos aromáticos, como pizza de rúcula um Chenin Blanc ou palmito com Sauvignon Blanc. E as de legumes ou cogumelos podem transitar entre branco e tinto. Por exemplo, berinjela e cogumelo vão muito bem com Pinot Noir.

Pizza doce também pode e deve ser acompanhada por um vinho. Os espumantes doces e os vinhos de sobremesa são perfeitos para essas receitas. Pizza de chocolate e um vinho do Porto Ruby jovem, chocolate brando e colheita tardia, ou pizza de banana com um espumante moscatel. “Mas se a ideia é inovar, aconselho provar com um vinho tranquilo. Tente um Merlot para acompanhar pizza com chocolate ao leite, Riesling para chocolate branco e Chardonnay com frutas. É uma experiencia surpreendente”, finaliza Paula.


Para facilitar a compreensão sobre o tema, Paula preparou um conteúdo completo, que inclui vídeo no canal do Reserva85 no Youtube (https://youtu.be/oG4EHij56Gc



Como espelhar o conteúdo de seu smartphone em uma TV Samsung em apenas um toque



Recurso “Tap View” está presente no portfólio 2020 de TVs 4K da Samsung e reforça a conectividade dos produtos da marca

image.png
Imagem meramente ilustrativa


Em junho, a Samsung lançou no Brasil seu portfólio atualizado de TVs para 2020. E uma das principais características da marca se fez presente também nessa nova linha: a conectividade. Entre os recursos disponibilizados está o inédito Tap View, que permite o espelhamento do conteúdo de um smartphone direto na tela da TV com apenas um toque.

“A Samsung está em constante busca por recursos inovadores e que possam tornar a experiência dos usuários mais conectada e conveniente. A marca traz em seu DNA o objetivo de buscar a inovação dia após dia e dá mais uma mostra disso com a chegada do Tap View”, destaca Erico Traldi, Diretor de Produto da Divisão de TV e AV da Samsung Brasil.

O recurso está disponível para todas as TVs 4K do portfólio 2020, ou seja, Crystal UHD, a nova 4K da Samsung, QLED 4K e 8K e The Frame. O Tap View pode ser definido como uma conexão simplificada entre smartphone e Smart TV e isso se explica pelo funcionamento prático: para acionar esse tipo de espelhamento, basta o usuário encostar o smartphone na lateral da TV e então consumir o seu conteúdo favorito agora em uma tela maior.

Antes do primeiro uso é preciso fazer ajustes de configuração e verificar a compatibilidade dos dispositivos. Basta acessar ao aplicativo SmartThings² no seu smartphone e tornar ativa a função Tap View nas configurações. Depois, é necessário garantir que ao tocar com suavidade duas vezes seguidas o smartphone pela primeira vez na lateral da TV, ele esteja na página inicial. Na primeira configuração, será necessário autorizar o espelhamento do conteúdo; nos usos seguintes do recurso, não será mais preciso passar por esse processo de autorização.

Vale lembrar que a função é compatível com os smartphones e tablets com sistema Android a partir da versão 8.13 e para o aplicativo SmartThings a partir da versão 1.7.47.

Multitela

O Tap View chega para reforçar os recursos de conectividade das TVs Samsung. Para complementar ainda mais a experiência entre dispositivos, nos modelos QLED 4K e 8K 2020, além da conexão pelo toque do Tap View, há o recurso Multitela4. Este recurso divide a tela da TV em duas, com o conteúdo da TV de um lado e a tela espelhada do seu smartphone em outro. É possível acessar vídeos, verificar estatísticas de esportes e muito mais enquanto assiste ao programa ou jogo favorito. A função Multitela permite ainda que o usuário escolha em que tamanho ele quer ver cada um dos lados.


1"Bixby: Assistente pessoal de voz Bixby está disponível nos idiomas Inglês (EUA/Reino Unido), Francês, Espanhol, Alemão, Italiano, Chinês e Coreano. Podem não ser reconhecidos sotaques, dialetos ou gírias. Na categoria Crystal UHD, a função múltiplos assistentes pessoais só está disponível nos modelos TU8000.
 Alexa: Amazon, Alexa e todos os logos são marcas da Amazon.com Inc e suas afiliadas. Para acessar o assistente de voz Alexa, uma conta Amazon pode ser requerida."
2 Equipamentos compatíveis com o aplicativo Smarthings podem variar de acordo com a região. Funcionalidades do Smarthings podem variar de acordo com o sistema operacional do seu smartphone. O app SmartThings está disponível para Android e IOS.
3Smartphones compatíveis de fábrica: S20+, S20 Ultra, S20, S10, S10+, S10e, S10 5G, Galaxy Fold, Galaxy Note10, Note10+, Note9, A80, A71, A70, A51, A50, A40, A30, A30s, A20, A20s, A10, A10s, A01, Galaxy J8 e J4 (2018).
 Smartphones compatíveis com atualização Android 8.1: Galaxy S9, S9+, S8, S8+, S7, S7 Edge, Galaxy Note8, Galaxy A9, A8, A8+, A7, A6+, Galaxy A7 (2017), Galaxy J7, J6 (2018), J7, J5, J3 (2017) e Galaxy J7 (2016).
Tablets compatíveis de fábrica: Galaxy Tab S6, S5e, S4, Galaxy Tab A8.0/10.1 Pen e A10.5.
Tablets compatíveis com atualização Android 8.1: Galaxy Tab S3, Galaxy Tab A8.0 (2017) e A10.1 (2016).
4 A disponibilidade do recurso pode variar conforme o dispositivo móvel.



Momentos: Vivendo e aprendendo

Saudades de passear na praia e realmente curtir o momento, né minha filha?

Já trabalhei como supervisora em call center e o trabalho era muito estressante, vivia chorando (real) e mal sabia o que era curtir, aproveitar de fato meus dias de folga. (Muitas vezes, até viajando ficava angustiada...Que fase)



Durante as folgas, muitas vezes fiquei em casa ou aproveitava para dormir o dia todinho. Tudo bem que toda profissão deixa um pouquinho de aprendizado e no call center não foi diferente, principalmente que foi lá que conheci pessoas incríveis que compartilharam comigo suas histórias.

Mas, por falar em folgas....hoje vejo com outros olhos, os dias são mais produtivos, trabalho bem mais (em horas), mas sou muito mais realizada e aproveito minhas folgas para cuidar de mim.

Mesmo em meio a esse caos - quarentena-pandemia , consigo de fato aproveitar o meu dia!

Ainda não sai para caminhar na praia e ficar trabalhada na marquinha "De Máscara " rsrs , mas, sigo plena e curtindo, do meu jeitinho ...na paz e sem estresse!♥️


Missão Beleza - Tudo sobre makes, moda e esmaltes © 2011 | Layout by Popíssima. Some Rights Reserved. Powered by Blogger