Dia do Panificador: Senac ensina receitas com pão, uma paixão dos brasileiros



Produto que movimenta um mercado bilionário é versátil, pode ser produzido em inúmeras versões e compor receitas de doces e salgados

No dia 8 de julho é comemorado o Dia do Panificador, uma homenagem aos profissionais que produzem um alimento milenar e bastante popular: o pão. Inspirada nesta data especial, a chef Glaucia Rodrigues, docente do Senac Santos, preparou algumas receitas para quem deseja diversificar o consumo do produto ou mesmo aproveitar para empreender no ramo e abrir seu próprio negócio.

Números do setor mostram que a dica de investir nesse segmento faz sentido, já que o faturamento deste mercado, em 2019, chegou a R$ 95,08 bilhões, segundo estudo da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI). A pesquisa constatou também que o consumo médio mensal de pão francês naquele ano foi de 704,72 toneladas, com aumento equivalente a 6,97%, em comparação ao ano anterior.

A história da origem desse produto tão conhecido no mundo inteiro é um tanto incerta, mas historiadores estimam que ele tenha surgido há cerca de 12 mil anos, junto com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia. Acredita-se que o trigo era mastigado puro, com o tempo passou a ser triturado e transformado em farinha. Com a evolução, tornou-se um alimento popular, com simbolismos importantes em algumas culturas e, hoje, consumido de muitas formas. “Há mundo afora inúmeras receitas criativas que dão origem aos pães mais diferentes e saborosos. Hoje em dia, certamente o consumo vai muito além do café da manhã ou lanche da tarde, para os mais modernos, inclusive, os pães brilham até mesmo em preparações gourmet e mais elaboradas”, conta Glaucia, que ensina abaixo o passo a passo de três receitas diferenciadas para preparar em casa e surpreender a família. Confira!

Pão de vinho tinto com recheio de calabresa e nozes

Ingredientes da massa: Farinha de trigo – 400 g; farinha de trigo integral – 200 g; açúcar - 70 g; sal - 12 g; ovo – 1 unidade; fermento biológico fresco - 40 g; azeite – 80 ml; vinho tinto seco - 200 ml; água – 100 ml.

Ingredientes do recheio: Calabresa - 500 g; nozes picadas – 100g.

Modo de preparo: em uma tigela faça uma esponja com 100 ml de água + 100 gramas de farinha de trigo e coloque todo o fermento. Misture e aguarde 20 minutos. Misture os ingredientes do recheio em uma outra tigela e reserve.
Em outro recipiente, misture os ingredientes restantes na sequência descrita: restante das farinhas, o açúcar e o sal. Adicione o vinho tinto, a esponja que foi preparada e o ovo. Misture bem, iniciando a sova da massa, por 5 minutos. Adicione a manteiga e siga sovando a massa até que ela fique lisa, por volta de 10 minutos. Faça uma bola e deixe descansar por 20 minutos. Divida a massa em duas partes e abra no formato de um retângulo. Divida o recheio em duas partes e espalhe sobre cada uma das massas abertas e enrole. Deixar descansar até dobrar de volume e após crescida a massa, pincelar ovo batido e levar para assar em forno (190°C), em média por 20 minutos.

Bruscheta de abobrinha com queijo minas padrão

                 Foto meramente ilustrativa

Ingredientes: 1 dente de alho, grande, picado para refogado; 1 dente de alho inteiro para passar nas fatias de pão; 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 unidade de abobrinha ralada; 1 colher (sopa) de manjericão picado; 100 gramas de queijo minas padrão ralado; Suco de meio limão siciliano; 1 pitada de tomilho; 1 unidade de pão italiano (filão); sal e pimenta do reino a gosto; folhas de manjericão para decorar.

Modo de preparo: em uma panela, refogue os dentes de alho no azeite. Junte a abobrinha ralada, deixe secar um pouco e adicione o sal, pimenta do reino e o tomilho. Retire do fogo e coloque o suco de limão siciliano. Reserve.
Separe as fatias de pão e passe o dente de alho, cortado ao meio, em cada uma delas, arrume-as lado a lado em uma forma e coloque o queijo minas padrão sobre elas. Em seguida coloque um pouco da abobrinha refogada em cada fatia e leve ao forno para derreter o queijo e dourar, levemente. Retire do forno, decore com folhas de manjericão e sirva.

Pudim de pão com chocolate

Ingredientes do pudim: 4 ovos; 1 lata ou caixinha de leite condensado - 395g; 2 medidas (da lata de leite condensado) de leite integral; ¼ xícara (chá) de açúcar; 1 colher (sopa) de manteiga; 5 gotas de baunilha; 1 pitada de canela em pó; 2 xícaras de chocolate em pó; 3 pães (do tipo francês) amanhecidos e picados.

Ingredientes da calda: 1 xícara (chá) de açúcar; ½ xícara de água

Preparo da calda: em uma panela, coloque o açúcar e aqueça em fogo baixo deixando o derreter suavemente. Quando ele estiver dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa. Deixe a mistura ferver mais, até dissolver todo o açúcar. Coloque a calda em uma forma de pudim com furo central (de 23 cm) e reserve.

Preparo do pudim: bata no liquidificador todos os ingredientes e despeje na forma que está com a calda. Leve para assar com a forma coberta com papel alumínio e em banho maria, em forno médio (180ºC), por cerca de 1 hora e 30 minutos. Retire do forno e espere o pudim esfriar. Leve à geladeira por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva gelado.



Missão Beleza - Tudo sobre makes, moda e esmaltes © 2011 | Layout by Popíssima. Some Rights Reserved. Powered by Blogger