Dez dicas para fazer belas fotos e espantar o tédio da quarentena


 

Docentes do Senac ensinam como fazer fotos profissionais com celular ou máquinas digitais, mesmo sendo leigo no assunto

 

A tecnologia aumentou a qualidade das imagens e possibilitou que pessoas com um celular registre momentos especiais com apenas um clique, contribuindo para que o hábito de fotografar se torne, para muita gente, uma maneira alternativa de aliviar o estresse do dia a dia, sobretudo nesses tempos de isolamento social, em que as pessoas apostam cada vez mais na descoberta de novos talentos pessoais que possam ser lapidados em casa mesmo, como forma de lidar com o tédio e outras dificuldades geradas pelo chamado novo normal.

 

Para incentivar aqueles que buscam se entreter por meio dessa arte, docentes do Senac especialistas no assunto separaram algumas dicas para que qualquer pessoa possa sair fotografando tudo ao seu redor, utilizando os meios digitais a seu favor para criar produções com toques personalizados, explorando diferentes técnicas de luz e tratamentos de imagens, de forma a causar impressões diferenciadas com cada registro. Confira e divirta-se!

 

1.            Toque em vários pontos da tela do seu celular e observe as mudanças. Você experimentará novas fotometrias (medidas de luz). “Observe que esse mesmo toque, além de ajustar a fotometria, também fará com que o foco da imagem fique ali e faz com que apenas parte da cena fique nítida, gerando um interessante foco seletivo, com o desfoque de outras áreas”, explica Antonio Rogério Cazzali, docente de Fotografia do Senac São Bernardo do Campo.

 

2.            Pense na iluminação com carinho. “Podemos usar um ring light ou um abajur, com uma folha de seda na frente do foco de luz, para melhorar a iluminação da nossa foto”, ensina Christian Perin, docente da área de computação gráfica no Senac Osasco.

 

3.            Experimente apoiar o seu celular ou a máquina digital em algo que os sustente e ative o temporizador de disparo para dois, cinco ou dez segundos. “Você conseguirá fazer lindas fotos de paisagem, especialmente a noite”, conta Cazzali.

 

4.            Para um enquadramento mais harmonioso e atrativo aos olhos, utilize a Regra dos Terços, que usa linhas em "jogo da velha" para mostrar pontos focais e guiar a composição. “As linhas vão ajudar a não deixar a foto torta e em casos de objetos deslocados, basta posicioná-lo em um dos quatro pontos nos quais as linhas se encontraram e cruzam, mantendo o objeto fora do centro, mas ainda assim bem enquadrado. Se você não encontrar a configuração que exibe as guias, tente imaginá-las na tela”, orienta Bruna Nogueira Giannone, docente da área de comunicação e artes do Senac Taboão da Serra.

 

 

 

5.            Não use o zoom. “O recurso pode tirar a qualidade de nitidez e foco da imagem, principalmente quando você vê a foto na tela do computador”, diz Antonio José Leal, docente da área de comunicação e artes do Senac Santos.

 

6.            Explore as alternativas de configurações do equipamento e sempre dê preferência pelas definições de máxima qualidade. “Se você vai apenas publicar suas fotografias nas redes sociais, a questão da máxima resolução não fará tanta diferença. Porém, se você precisar visualizar a imagem em tamanho maior ou realizar uma impressão, essa dica será valiosa. Pode parecer bobagem, mas a resolução de uma foto pode deixá-la surpreendentemente linda ou arruiná-la”, brinca Bruna.

 

7.            Mantenha a lente sempre limpa. “Elas podem ficar embaçadas facilmente e essa sujeira pode impactar na qualidade da foto, além de dificultar a identificação adequada da luz e o ajuste correto do foco, por exemplo”, explica Bruna.

 

8.            Para fotografar objetos ou outros itens que serão recortados na edição, use fundo que dê contraste. “O ideal é sempre usar um fundo branco, que pode ser uma folha de papel ou tecido. No caso de item branco, use um fundo de cor forte e lisa, como o verde ou azul”, sugere Christian.

 

 

9.            Use aplicativos de tratamento de imagens como o Snapsseed, Vsco, Adobe Lightroom e outros do tipo. “Atualmente existe uma série de apps, inclusive gratuitos, como os citados, que melhoram muito as imagens. Explore as ferramentas, use a criatividade e tenha fotos surpreendentes”, diz Leal.

 

10.         Qualidade profissional às fotos de celular. “Explore os recursos de app como 645 pro, para IOS ou Câmera+ (para Android), que possuem configurações de câmera TSL e outros fatores que contribuem para uma boa foto”, recomenda Christian.

 


Foto: Reprodução da Internet/ Portal Senac SP/ Cursos

 

 



0 comentários:

Postar um comentário

Missão Beleza - Tudo sobre makes, moda e esmaltes © 2011 | Layout by Popíssima. Some Rights Reserved. Powered by Blogger