Popularização do home office pede atenção especial à saúde



Especialistas do Senac sugerem um roteiro completo para que o trabalho em casa seja produtivo, confortável e saudável. Destaque para a prática de automassagem




Com a pandemia de coronavírus instaurada no mundo e a necessidade do isolamento social, o home office tornou-se parte da rotina de muitos profissionais. Neste cenário, 6 entre 10 brasileiros aderiram ao regime de teletrabalho, segundo pesquisa* da Hibou, empresa de monitoramento de mercado, em parceria com a plataforma de dados Indico, realizada em março de 2020, com cerca de 24 mil pessoas.

Se para muitos, trabalhar em casa é vantajoso, para alguns, ainda é preciso adaptação. Mas o fato é que, para todos, os especialistas recomendam atenção redobrada com as atividades, principalmente no que diz respeito à manutenção da saúde, para que tenham uma boa performance e qualidade de vida.

“Em termos de ergonomia, as tarefas em home office exigem do trabalhador foco, posturas estáticas, movimentos repetitivos (principalmente dos dedos e das mãos), além da compressão de coluna (na postura sentada). Tudo isso pode causar algum transtorno. Então, é bom estar atento a elas”, explica Patrícia Pontes, docente da área de saúde e segurança do trabalho do Senac Santos.

Trabalho seguro
Patrícia conta que as principais medidas de segurança no trabalho, no que diz respeito ao home office, não fogem muito do que se recomenda no ambiente corporativo. “Busque uma postura confortável, evite sentar-se sobre as pernas para não prejudicar a circulação sanguínea e nem causar desvios de coluna. Mude regularmente de postura. Também evite sentar-se de frente ou de costas para as janelas, pois a luminosidade nesta posição pode causar ofuscamento e fadiga ocular. Procure minimizar os sons altos e regule a temperatura do ambiente, já que desajustada ela pode causar desconforto e distração”, alerta.

Estabeleça um plano

Parece óbvio, mas nem todo mundo segue em casa a rotina habitual do escritório. “O primeiro passo é organizar sua rotina de atividade, respeitando os intervalos para o almoço, o término do trabalho e incluir pequenas pausas durante o dia”, determina Alex Silva Costa, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Santos, formado em Educação Física e especialista em Psicomotricidade e Medicina Tradicional Chinesa.

O que fazer nas pausas

“É importante a cada uma hora fazer um intervalo de, no máximo 10  ou 15 minutos. Nesses intervalos, deve-se levantar da cadeira, tomar água, fazer pequenas refeições e realizar alguns exercícios para aliviar o estresse”, explica Alex.

Patrícia completa: “levante-se, alongue as pernas, de modo que permita que a circulação sanguínea flua livremente. Alongue também o pescoço, as mãos e os braços, que acumulam maior tensão em atividades intelectuais e/ou com computador”.

Alex oferece outra dica e uma importante observação: “a automassagem é uma boa aliada para trazer o nível de relaxamento adequado para quem precisa estar descansado, mas, ao mesmo tempo, atento e ativo com o trabalho”.


Os especialistas concordam que entre os benefícios da automassagem estão o aperfeiçoamento dos sentidos, como visão e audição, além da técnica proporcionar aparência mais saudável e trazer relaxamento.


O ambiente certo

Patrícia faz outras recomendações para um bom home office pontuando questões importantes sobre o ambiente no qual o profissional vai estar. “Escolha um cantinho da casa em que haja boa iluminação e relativo silêncio. Pense em optar por uma mesa com altura mínima de 0,70 cm e disponha sobre ela apenas o que é realmente necessário. Evite muitos objetos sobre a mesa, pois eles podem gerar distração. Lembre-se de usar, preferencialmente, uma cadeira confortável, com altura regulável e compatível com a mesa, com encosto adequado para apoio da lombar e costas, além de descanso para braços na lateral”.

A especialista ainda ressalta: “não deixe os pés suspensos, procure um apoio para os pés de modo que mantenha um ângulo de 90 graus das pernas e braços. Se for o caso, adapte o encosto da cadeira com uma almofada fofinha”. E, por último, Alex recomenda: “regule a altura do computador de modo que o monitor esteja na linha dos olhos e o teclado, numa posição de modo que a pessoa não debruce sobre o equipamento ao digitar”.



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