Missão Meio Ambiente: Viva o Amanhã Mais verde

Adorei as super atitudes para um Amanhã Mais Verde. Confira o site http://www.vivaoamanhamaisverde.com.br/dicas.html ...está o máximo

Os cinco ‘Rs’ da atitude verde, está no site Viva o Amanhã Mais verde  
Estou reproduzindo a íntegra pra vocês.

Reduzir
Reduza o consumo de energia e maximize a economia. use um computador do tipo laptop, que tem um consumo de apenas 15 a 25 watts durante o uso normal – em comparação, um computador convencional com monitor usa em média 150 watts. Ligue seu laptop numa régua com interruptor para poder desligar a força quando não estiver recarregando a bateria, e use o modo ‘hibernar’ – o laptop gasta menos de um watt quando está hibernando.

Use lâmpadas que poupam energia: Lâmpadas econômicas duram 12 vezes mais do que as tradicionais e consomem 20% de energia. Essas lâmpadas têm a propriedade de produzir luz e não calor: 90% da energia usada pelas lâmpadas tradicionais é utilizada na produção de calor.

Reutilizar
Lave e reuse uma caneca ou xícara: em vez de usar copos descartáveis para tomar café ou bebidas em casa, no trabalho ou em passeios, e encoraje seus colegas, amigos e familiares a fazerem o mesmo. Isso reduz o volume de resíduos sólidos e ajuda a preservar materiais e recursos, mesmo considerando a água e sabão que serão usados para lavar a caneca ou xícara que você vai usar mais vezes.

Pegue emprestado itens da biblioteca local ou de amigos: Empreste e compartilhe livros, CDs e podcasts em vez de comprá-los. Você irá ajudar a economizar materiais, incluindo árvores e energia, necessários para a produção de livros, e o petróleo não renovável, necessário para a fabricação de CDS e outras mídias.

Compre itens de lojas beneficentes, brechós e objetos usados: Dê preferência a bens reciclados e compre itens de segunda mão. São mais baratos e algumas vezes mais interessantes do que os novos, e você economizará recursos necessários para a fabricação de novos produtos e manterá o item reciclado longe dos aterros sanitários.

Recicle
Descarte seu telefone celular de forma correta: Leve seu telefone celular a um centro de reciclagem autorizado. Os telefones celulares contêm chumbo suficiente para serem qualificados como resíduos perigosos e, os que não contêm chumbo, contêm cobre, níquel, antimônio e zinco, que contaminam o meio ambiente. Em muitos países, existem programas para oferecer telefones celulares de segunda mão para os necessitados, incluindo vítimas de violência doméstica - informe-se sobre a possibilidade de ajudar alguém com o celular que você não quer mais

Recicle sua água: Ao construir ou reformar sua casa, pense em readaptar o encanamento para aproveitar a água da chuva ou do chuveiro para a descarga do banheiro. Se tiver um jardim, regue com a água do banho ou da máquina de lavar louça (desde que se use detergente biodegradável). Outra vantagem é que a água com sabão afugenta os insetos do jardim sem que seja necessário o uso de pesticidas.

Recicle itens antigos: Doe para instituições beneficentes itens descartados, ou encontre um recurso on-line, que ajude a descartar itens que outras pessoas possam usar. Você pode trocar peças de roupa ou itens domésticos com amigos e familiares. Estabeleça uma regra em sua casa para que nenhum item reutilizável vá parar no lixo antes de tentar dá-lo ou vendê-lo.

Repense
Lave suas roupas em água fria ou morna: 90% da energia utilizada pelas máquinas de lavar roupa vai para a água quente e a maior parte do impacto ambiental das peças de roupa está no ciclo de lavagem e não no processo de fabricação. Muitas roupas não precisam de água quente para ficarem limpas e a maioria dos detergentes de hoje é eficaz em água fria. Quanto mais alta a temperatura da água, tanto maior será o consumo de eletricidade e maior é o custo com energia e custo do impacto ambiental.

Conserte aquele encanamento ou torneira que goteja: A tubulação ou torneira que pinga 30 gotas por minuto desperdiça 114 litros de água por dia, ou o equivalente a 27 banhos por ano. Conserte todas as tubulações e torneiras que vazam e você se surpreenderá com a economia de água.

Pense antes de imprimir: Para economizar papel e tinta, visualize seu documento antes de imprimi-lo e, se necessário, imprima utilizando as duas faces. O papel é responsável por mais da metade de todo o lixo produzido.

Contas sem papel: Mude para o pagamentos de contas on-line de seu banco, empresas de cartões de crédito, utilidades e outras empresas que lhe enviam faturas regularmente. Você salvará árvores e combustíveis fósseis.

Utilize um telefone com fio: Telefones sem fio são convenientes, mas quando estão no carregador eles sugam energia de forma contínua, independentemente de estarem em modo de espera. Mude para os telefones antigos com fio, que só utilizam um pouco de energia obtida da própria linha telefônica. Se tiver mais de um telefone em casa e precisar da praticidade do sem fio, substitua pelo menos um telefone para o modelo com fio.

Replantar
Selecione plantas ecoamigáveis em seu jardim: Evite um gramado verde, não importa o quanto ele seja atrativo. Em seu lugar, converta tudo ou a maior parte de sua terra em um jardim ou área arborizada e inclua plantas variadas que atraem pássaros e borboletas.

Use a natureza para ajudar a manter o conforto de sua casa: Plante árvores e arbustos ao redor de sua casa para proporcionar sombra nos meses quentes e proteção contra o vento no inverno. Como benefício adicional, os pássaros da região terão um lugar para construir seus ninhos. Trabalhe com o centro de jardinagem de sua região para identificar a melhor seleção de plantas para o seu local e que atenda suas necessidades.

Reutilize sua árvore de natal: Se for comemorar o natal, selecione uma árvore viva, com raízes intactas. Confira com o centro de jardinagem local dicas de plantio após as festas de fim de ano. Se escolher uma árvore já cortada, verifique se existe alguma maneira de fazer compostagem em alguma organização local, para ter um material orgânico rico em nutrientes que pode ser usado em seu próprio jardim ou pela comunidade.

 Beijokassss,


Nanda Schober



0 comentários:

Postar um comentário

Missão Beleza - Tudo sobre makes, moda e esmaltes © 2011 | Layout by Popíssima. Some Rights Reserved. Powered by Blogger