Maquiagem. Preste atenção na validade

Por Lissandra Martinho www.twitter.com/lissandrabm

Cada vez mais cedo, as meninas são despertadas para o interesse de usar maquiagem. Vários aspectos influenciam neste processo. Um dos principais é a mídia, que estimulou o mercado publicitário a incluir este público no perfil de consumidoras da beleza.
Não me lembro exatamente quando comecei a gostar de usar maquiagem. Na verdade, lembro de eu ter ficado muito irritada quando, em uma seção de fotos na pré-escola, senti o gosto do batom. Na adolescência, me maquiava discretamente para as apresentações de dança.
Hoje, gosto de sair com lápis nos olhos e... só. Às vezes passo um rímel e uma sombra. Resultado: minha maquiagem dura muito além da validade. Acredito que eu já tenha usado maquiagem vencida, já que, para piorar, muitos produtos trazem o vencimento na embalagem de proteção, que geralmente jogamos fora depois que abrimos o produto. Mas devemos ficar atentos a esta questão. Muita gente não sabe, mas usar maquiagem vencida pode trazer problemas como alergias e infecções.
Mesmo dentro do prazo de validade, a maquiagem deve ser bem conservada para evitar a instalação de bactérias, fungos e vírus. Abaixo, confira algumas dicas para conservar o produto:
• Mantenha a maquiagem bem fechada - Em um ambiente quente e escuro de uma bolsa, por exemplo, pode haver a proliferação de microorganismos;
• Nunca experimente os batons do provador - Essa dica vale para aqueles que pegam maquiagem emprestada. Os microorganismos residentes, ou seja, vivem em nosso corpo sem causar estragos em quem usá-los. Ao se dividir o batom, por exemplo, é possível ocorrer a transmissão de herpes labial;
• Não deixe sua maquiagem no banheiro. Procure deixá-la no quarto, longe de luz direta e calor;
• Ao contrário do que muita gente pensa, é melhor usar a espátula que vem no creme do que manipular o produto com os dedos, para não contaminá-lo.

A maquiagem pode conter bactérias que, ao crescerem produzem um cheiro ruim, mesmo se o produto ainda esteja dentro do prazo de validade.
Por outro lado, há microorganismos que não mudam a aparência do produto, o que não significa que não haja risco.
Se contaminada, a maquiagem pode causar danos como irritação, vermelhidão, coceira e até infecções. O perigo é ainda maior quando o produto é destinado à região dos olhos, como rímel, lápis ou delineador. Daí existe o risco de gerar uma inflamação na córnea, um quadro muito difícil de ser tratado.


0 comentários:

Postar um comentário

Missão Beleza - Tudo sobre makes, moda e esmaltes © 2011 | Layout by Popíssima. Some Rights Reserved. Powered by Blogger